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Sobre Impressão

  • As impressões do Janus parecem desconfiguradas?

    Todas as impressões do Janus são feitas não por ele, mas pelo serviço de impressão do Windows. O Janus apenas repassa este serviço. Portanto, verifique se você está utilizando o driver correto, e se ele está devidamente configurado para a impressão que deseja fazer.

    Os relatórios são impressos usando sempre o driver definido como padrão dentro do Windows. No entanto, eles foram projetados para usar o driver "Genérico/Somente Texto" para impressões rápidas e perfeitamente alinhadas. Portanto, é necessário que um driver deste tipo seja instalado, configurado e deixado como padrão que suas impressões de relatórios saiam formatadas corretamente.

    As demais impressões do aplicativo principal "Janus" são direcionadas para os drivers indicados pelo usuário dentro do próprio Janus em "Opções/Configurações/Impressão". Cada terminal tem seu direcionamento personalizado. Caso o sistema não encontre a respectiva indicação, o Janus assume o padrão do próprio Windows.

    Os pedidos, assim como os relatórios, são impressos usando o driver "Genérico/Somente Texto". No entanto, os pedidos possuem redirecionamento interno ao Janus.

    Cada impresso pode ter um tamanho de folha diferente, assim, configure o tamanho do papel e zere as margens (área não imprimível) nas propriedades de cada driver.

  • Impressão de nota fiscal, bloqueto ou duplicata fora de posicionamento?

    Você já configurou o respectivo driver no que se refere à porta de impressão, ao tamanho do papel, a orientação, a origem do papel e a área não imprimível (margens), mas os campos são impressos fora de posição.
    Tente desinstalar o driver com todos os seus componentes e reinstalá-lo novamente.

    Se você não se enganou, instalou o driver correto, mas continua com o problema, provavelmente a questão encontra-se no arquivo de posicionamento.

    Caso você possua plano de manutenção para o sistema Janus ligue para Opus Mentis, caso contrário, solicite uma visita para que possamos orientá-lo.

  • Nota fiscal, bloqueto e duplicata utilizam impressos de tamanhos diferentes. Sempre precisaremos alterar o tamanho do papel dentro do driver?

    Você poderá instalar quantas cópias forem necessárias do mesmo driver, para que cada cópia possa ser configurada de acordo com cada formulário. É recomendável, inclusive, que cada cópia receba nomes sugestivos, de forma que facilite a identificação.

    Por exemplo, você pode nomear uma das cópias como "NOTA FISCAL", configurar seu tamanho de papel e zerar a área não imprimível no driver. O mesmo pode ser feito para uma segunda e uma terceira cópias do driver, e chamá-las de "BLOQUETO" e "DUPLICATA".

    Este procedimento facilita muito quando a empresa possui uma impressora que execute muitas funções, e evita que o usuário desconfigure a formatação para a impressão de cada tipo de formulário.

  • Como instalar um driver de impressora?

    Apesar desta dúvida referir-se especificamente a um recurso do sistema operacional Windows, mesmo assim vamos dar uma breve orientação.

    Entre em "Configurações" e "Impressoras" a partir do botão "Iniciar". Você encontrará a opção "Adicionar impressora". Acione esta opção para que o assistente do Windows possa orientá-lo. Veja se o driver que você quer instalar é de uma impressora que está ligada diretamente no micro ou se é uma impressora remota (de outro micro da rede).

    Caso seja impressora da rede aperte "Procurar" e selecione o driver compartilhado por outra máquina. O usuário enxergará todas as máquinas da rede e todos os drivers compartilhados. Lembre-se que o micro no qual a impressora está ligada precisa compartilhar o driver para que a sua máquina possa fazer a conexão.

    Caso seja impressora local, escolha o fabricante e modelo da impressora, e coloque-o na porta "LPT1:".

    Procure manter o driver existente e especifique um nome que o identificará dentro das configurações de impressoras do Windows.

  • Como definir um novo tamanho de formulário no Windows XP?

    Nos Windows 9X, era possível dimensionar um tamanho personalizado de formulário dentro do próprio driver da impressora. Este procedimento era necessário para diferentes impressões com diferentes dimensões (duplicatas, boletos, notas fiscais).

    No Windows XP esse procedimento foi modificado e centralizado, e também não está mais tão aparente quanto antes.

    Para criar um formulário novo, é necessário, antes de mais nada, estar logado como usuário administrador do sistema.

    Cumprido este requisito, clique no menu "Iniciar" e depois na opção "Impressoras e Aparelhos de Fax". Uma janela de utilitários será aberta. Nesta janela, clique no menu "Arquivo", e depois na opção "Propriedades do Servidor". Uma nova janela será aberta. Na nova janela, clique no folder "Formulário". Este é o local para definir novos tamanhos de formulários para o Windows.

    Ative o click "Criar um novo formulário", e muitas opções abaixo serão liberadas. No campo nome, digite um que seja sugestivo para configurar posteriormente os drivers de impressão. Nomes como "BOLETO" e "NOTA FISCAL" servirão bem.

    Nas dimensões, ajuste os valores de largura e altura do formulário. A medida de altura é a mais crítica, e deverá ser a mesma entre um picote e outro do formulário contíniuo do impresso. Ajustada desta forma, a impressora conseguirá imprimir formulários seguidos sem precisar reposicionar o próximo formulário. As margens deverão ficar zeradas, para que as impressões não sejam "cortadas".

    Para finalizar o novo formulário, basta clicar no botão "Salvar Formulário".