Opus Mentis Sistemas

Backup - Hardware

  • Para a escolha do sistema de backup, certifique-se das seguintes orientações:

    - De que funciona com o tipo e versão do seu sistema operacional.
    - De que pode trabalhar com o volume de dados da sua rede.
    - Que seja de um padrão bastante popular.
    - Que seja prática, conveniente, fácil de ser manuseada e, de preferência, que consiga ser lida em mais de um equipamento da rede.

    Há também a questão da obsolescência do tipo de mídia de armazenamento.

    Era comum, por exemplo, o uso de disquetes para backup, principalmente para pequenos volumes, como pequenos textos e planilhas, mas progressivamente, sua capacidade e qualidade foram decaindo diante das necessidades cada vez maiores dos novos arquivos, e não os tornam recomendáveis.
    Hoje os disquetes estão totalmente obsoletos, e o suporte a eles será cada dia menor. Guardar dados em disquetes poderá ser um problema futuro, quando não houver mais computadores com drives, impossbilitando o acesso aos arquivos armazenados.

    A conclusão que se tira é a importância de se pensar na obsolescência da mídia de backup.
    Quando, após um tempo de uso, uma mídia começar a se mostrar obsoleta, deverá ser substituída por uma outra mais atual, e todos os arquivos guardados na mídia antiga devem ser transferidos para a mídia nova.

    Muitos supervisores de rede utilizam sistemas de backup em fita magnética.
    Desde o surgimento dos computadores, muitos tipos diferentes de fitas surgiram e desapareceram por questões de obsolescência. Mas novas tecnologias aparecem constantemente, mantendo este grupo de mídias constantemente atualizado.
    Os sistemas de fita são tradicionais porque são extremamente resistentes e confiáveis, mas não são tão práticos quanto outros tipos de mídia.

    Um tipo de mídia que tem se mostrado robusto, flexível e confiável para a função é o CD/DVD em suas variantes: o gravável "CD-R"/"DVD-R" e o tipo regravável "CD-RW"/"DVD-RW".
    Os discos CD-R/DVD-R permitem gravar os arquivos apenas uma vez, mas possibilitando infinitas leituras, enquanto os discos CD-RW/DVD-RW permitem inúmeras regravações.
    A popularidade e o baixo custo das mídias em CD/DVD torna esta opção adequada para backup na maioria das pequenas e médias empresas.

    Outros tipos de mídia, baseados em memória Flash vem despontando como formas de armazenamento barato (embora ainda caros perto do CD/DVD) e prático.
    São cartões tipo "Memory Stick", SD, Pendrives, etc.
    Esta forma de armazenamento, além de ocupar menos espaço que um CD/DVD e oferecer muitas vezes mais capacidade que este, é insensível à pequenos danos mecânicos, como riscos. Por serem memórias, muitas vezes o acesso de leitura aos arquivos é mais rápido que nos CD's.

    As opções de mídias de armazenamento aumentam cada dia mais, facilitando o trabalho de quem precisa fazer backups.