Opus Mentis Sistemas

Backup - O processo funciona?

  • Os testes de recuperação das informações gravadas no backup são parte importante do processo.
    Seria triste não conseguir recuperar algum arquivo ou informação por ter sido feito algo de errado ao criar o backup.

    Para se certificar de que o sistema está funcionando, tenta-se recuperar os arquivos antes de precisar deles.
    O teste deverá ser feito em uma outra máquina, ou em um diretório à parte dos arquivos originais, e verificada a totalidade e a integridade das informações.
    Fazendo esses testes, o administrador poderá identificar problemas que desconhecia. Se o processo de recuperação funcionar, o administrador terá a tranquilidade de saber que os seus backups estão sendo feitos adequadamente e prontos para serem usados.

    IMPORTANTE:

    Realize o backup, quando for possível, com total exclusividade, tendo encerrado todos aplicativos em todos os terminais, e certificando de que ninguém mais terá acesso aos arquivos durante o processo.
    No servidor, se possível, apenas os aplicativos de backup e os de suporte necessários deverão ser executados durante o processo de backup.
    Os backups realizados sobre alguns arquivos que estão em uso, notadamente bancos de dados, costumam falhar em sua gravação por causa de uma proteção do próprio sistema operacional. Esta falha passa muitas vezes despercebida, causando um backup incompleto intermitentemente.

    No caso específico de bancos de dados cliente-servidor, este tipo de aplicação possui funções para fornecer uma cópia do banco de dados para backup, mesmo com o servidor mantendo o banco de dados aberto para aplicações que não podem ser interrompidas.

    Procure nos manuais da sua aplicação de banco de dados como isto pode ser feito.